Efeito Hepatoprotetor do Alho Negro
O fígado é um órgão vital que exerce desintoxicação, biossíntese de proteínas e produção bioquímica digestiva. No entanto, o fígado é vulnerável com medicamentos, produtos químicos, álcool, solventes, infecções e suplementos nutricionais.
O alho negro provou proteger o fígado dos efeitos colaterais, incluindo hepatotoxicidade e apoptose da ciclofosfamida, um medicamento anticâncer. Ahmed indicou que o suplemento de alho negro na dose de 200 mg/kg de peso corporal recupera a alteração histológica, danos no DNA e alteração do parâmetro bioquímico sanguíneo e aumenta o antioxidante hepático em comparação com o grupo tratado com ciclofosfamida.
Uma das explicações para o efeito hepatoprotetor do alho negro é que o alho negro pode melhorar a morte celular e reduzir a peroxidação lipídica, o estresse oxidativo e a inflamação. Observe que o alho negro exerce o efeito hepatoprotetor não apenas na toxicidade aguda, mas também em condições crônicas. Um estudo da Coréia relatou que o alho negro diminuiu o acúmulo de gordura, o peso do fígado e freou a elevação de enzimas hepáticas (ALT, AST, fosfatase alcalina e lactato desidrogenase (LDH) e linfócitos danosos ao DNA no modelo de dano hepático causado por álcool crônico.
A partir dessas evidências, os autores sugerem que o forte efeito antioxidante do alho negro está relacionado ao mecanismo de proteção contra o dano hepático induzido pela exposição crônica ao álcool. Além disso, Shin e colaboradores sugeriram que o suplemento de alho negro não protege apenas o fígado da toxicidade aguda induzida pelo tetracloreto de carbono ou D-galactosamina, mas também melhora o perfil lipídico e a lesão hepática no modelo de esteatose hepática.
Fonte: https://www.intechopen.com/online-first/black-garlic-and-its-therapeutic-benefits